VEICULOS UTILIZADOS NAS EXPEDIÇÕES Topo
 


CHEVROLET STATION WAGON 4X4 MODELO EXPEDITION


Veículos idealizados e montados por Osmar Martines Bargas, utilizam a reforçada carroceria do veterano Chevrolet Veraneio C14, um clássico brasileiro, projetado nos anos 60 e fabricado unicamente no Brasil até 1989. Sua mecânica utiliza componentes da Chevrolet C20 e Silverado, o sistema de tração 4x4 foi fabricado pela Engesa, especialmente para esse chassi.


Para realizar as expedições com sucesso, a boa performance destes veículos é fundamental, para isso, além da escolha de um modelo consolidado pela excelente qualidade, robustez e espaço interno, realizamos, uma rigorosa manutenção preventiva, utilizando sempre peças e equipamentos da melhor qualidade.



Histórico dos veículos:


Com mais de 1.000.000 km em expedições por toda a América do Sul, trafegando por regiões remotas com estradas de terra, às vezes com alto nível de dificuldades.

Um dos veículos participou de 04 edições do Rally dos Sertões, transportando equipe de filmagens.

Um dos veículos vai entrar no livro dos recordes por ter atravessado a América do Sul (De Lima ao Rio de Janeiro) em primeira marcha, acompanhando o francês Serge Girard, que cruzou o continente à pé e já está no livro dos recordes.

Estes veículos foram eleitos entre os "10 MAIS" dos 10 anos de publicação da revista 4x4 & Cia.


Fixa técnica dos veículos:



Motor:

GM, movido a gasolina.
Dianteiro e longitudinal, 6 cilindros em linha
Cilindrada: 4100 cc
Diâmetro x Curso: 98,4 mm x 89,7 mm
Taxa de compressão: 8:1
Potencia máxima liquida: 128cv a 3800RPM
Torque Maximo: 29,4 kgf.m a 2000 RPM
Refrigeração: a água, radiador de latão super dimensionado, com ventoinha elétrica.

Transmissão:

Tração 4x2, e com opcional para 4x4, através de caixa de transferência Engesa. Cambio EATON de 05 velocidades.
Embreagem Sachs. Diferencial traseiro Silverado com alto blocante. Diferencial dianteiro Engesa 4x4.

Direção:

Hidráulica

Freios:

Hidráulico, com 2 circuitos independentes
Dianteiros: a disco
Traseiros: a tambor

Freios de estacionamento: Acionamento mecânico e atuante nas rodas traseiras, e hidráulico atuante nas quatro rodas. Suspensão dianteira e traseira: Feixe de molas semi-elípticas FABRINI, com calibragem especial, amortecedores Cofap MONOTUBULAR, e barra estabilizadora na traseira.

Passageiros:

Capacidade para 06 pessoas confortavelmente acomodados em seis bancos Rally Desing, individuais e reclináveis.

Equipamentos e acessórios:

Pneus especiais para estradas de terra; Protetor tipo "Peito de aço" para parte dianteira inferior; Grades protetoras nos faróis dianteiros principais: Pára-Choque dianteiro especial; cambão para reboque de outro veiculo; tow-bar para o veiculo ser rebocado, Alternador de 90 ampéres; Bateria de 80 ampéres; 02 radios comunicadores PY e 01 PX; DVD e CD Player; GPS (bússola eletrônica com navegador via satélite); Totem (computador de bordo para competições fora-de-estrada); Inclimômetro; contágios; Cintos de segurança retráteis. "Quebra sol" externo em fibra; Bagageiro em chapa de aço com fundo de alumínio e capacidade para 300kg, c/escada traseira retrátil, suporte no teto para transporte de carreta desmontável com capacidade para 03 motos e 02 pranchas desataladoras; 02 Barracas Camping's World para 02 pessoas, fixa no bagageiro; 02 faróis de milha e 04 faróis de mata (s/ foco). Guincho, com 02 patescas e 02 lances extra de 50 metros de cabo cada. Tanque de combustível: 225 litros, em dois tanques, com sistema especial para abastecer motos ou outro veiculo; Pára-choque traseiro tipo "plataforma", removível com capacidade de uma moto ou até 05 Mountain Bikes; Engate de reboque; Dois estepes; Farol de mata traseiro; Kit primeiros socorros, com tala inflável, gelo químico e maca; Kit de peças de reposição para o sistema de transmissão, eixos, alimentação, ignição e embreagem.


Cor:

Vermelho Royal.
Peso do veículo abastecido:
2.730K Capacidade de carga: 800Kg.
Velocidade máxima:
145 km p/ hora (pneus '31').
Consumo:
Cidade 5 km por litro, estrada 6,5 km por litro.

Autonomia em expedição:

1.100 km.

Comentários da mídia

"A Station Wagon que reinou absoluta no seu segmento de mercado por longo tempo"
REVISTA OPALA & CIA (sobre a história do Veraneio)

"O fantástico trio de veículos 4x4 da TERRA EXPEDIÇÕES, composto por duas GM Veraneio e um Jeep Willys, devidamente potencializados, todos pintados de vermelho – sangue e equipados até a alma" REVISTA 4X4 & CIA (em matéria sobre o evento de veículos 4x4, Festival Brasil Off Road, comentou a presença de nossos veículos em exposição)

"Escolher apenas um dos 4x4 do organizador de expedições Osmar Bargas, é difícil, mas o Veraneio 1978 equipado com transmissão 4x4, atesta o talento nato de seu dono para restauração mecânica. Projetada para longas e confortáveis aventuras off road , basta dizer que essa maravilha conhece praticamente toda a América latina e do Sul, Detalhe: o carro foi e voltou, varias vezes, sem nenhum problema"
REVISTA 4X4 (edição comemorativa, quando elegeu nosso Veraneio entre os "10 MAIS" dos seus 10 de publicação)

"O Record está justamente ai, como dissemos anteriormente, no fato de o veiculo atravessar a América do Sul em menor velocidade, entre primeira e segunda marchas, Bem, para conseguir essa proeza e ainda manter-se em ótimas condições, o cambio tinha que ser Eaton. E quem ajudou a produzi-lo? Você"!
INTERCAMBIO, O JORNAL DOS COLABORADORES DA EATON INTERCAMBIO