PARQUES NACIONAIS DA PATAGÔNIA, TIERRA DEL FUEGO E USHUAIA Topo
 

EXPEDIÇÃO: PARQUES NACIONAIS DA PATAGÔNIA, TIERRA DEL FUEGO E USHUAIA

ARGENTINA E CHILE - 15 DIAS


Um roteiro exclusivo, completo e espetacular, percorre alguns dos caminhos mais bonitos do planeta, interligando maravilhas da natureza e paisagens impressionantes.


Vamos conhecer os sete mais importantes parques nacionais da Patagônia Argentina e Chilena, a Isla Grande de Tierra Del Fuego, e Ushuaia, cidade mais ao sul das Américas.


Viajando com exclusividade, em um pequeno grupo a bordo de espaçosos, seguros e confortáveis veículos 4x4, em uma verdadeira expedição de aventura.


Este formato de viagem facilita o contato com moradores das regiões visitadas, e transforma algumas etapas em verdadeiros safáris fotográficos.


O acompanhamento e apoio permanente de organizadores brasileiros, guias locais exclusivos, e os melhores passeios dos locais visitados incluso na programação, proporcionam conforto e economia.


A ausência de vôos e deslocamentos em vans ou ônibus entre um atrativo e outro, durante o decorrer da viagem, a torna extremamente pratica e descontraída, sobrando mais tempo para conhecer e aproveitar a viagem.


Uma viagem perfeita para todos que desejam exclusividade, atendimento pessoal, e realmente conhecer o melhor da Patagônia, com segurança, conforto e praticidade.


Uma experiência única...que ficará em sua memória por toda a vida...


Principais cidade e atrativos inclusos no programa de viagem


Cidades Argentinas:

Bariloche / El Bolson / Trevelin / Perito Moreno / El Calafate / Rio Grande / Ushuaia


Cidades Chilenas:

Futaleufú / P.Puyuhuapi / Coihaique / Puerto Natales / Punta Arenas


Parque Nacional Argentinos:

Nahuel Huapi / Los Alerces / Los Glaciares (Geleira Perito Moreno) / Tierra Del Fuego


Parques Nacionais Chilenos:

Queulat (Ventisqueiro Colgante) / Torres Del Paine


Outros atrativos na Argentina:

Circuito Tico / Ruta 40 / Deserto Do Chubut / Isla Grande de Tierra Del Fuego / Canal Beagle


Outros atrativos no Chile:

Carreteira Austral / Oceano Pacifico / Estrecho de Magallanes


E mais:

Travessia da Cordilheira dos Andes em 4x4, entre montanhas nevadas, lagos e vulcões



Programa de viagem


1) Dia
Vôo: São Paulo / Buenos Aires / Bariloche.
A equipe de organização estará no aeroporto de Bariloche.

Inicio da Expedição: Bariloche. Nesta região a Cordilheira dos Andes junta-se com a Patagônia e produz um belo espetáculo da natureza, a neve dos picos fertiliza os bosques de exóticas espécies de plantas e criam rios e lagos de grande beleza.
Neste caminho muito bonito, as montanhas no horizonte com o imponente Cerro Catedral, com seus 2140 metros de altitude, e o lago Nahuel Huapi, já demonstram um pouco das belezas que nos espera nos próximos dias.
Na chegada em Bariloche, um breve passeio com os veículos, que começa as margens do imenso Lago Nahuel Huapi, passa pelo centro da cidade, conhecendo o Centro Cívico, uma das mais bela demonstração da arquitetura local, e chega a Avenida Bartolomé Mitre, com intenso comércio e movimentação de turistas de todo o mundo.



2) Dia
Bariloche / Circuito Chico / Bariloche (80 km)

Manhã livre, uma sugestão de opcional é o passeio de barco no Lago Nahuel Huapi (O transfer até o porto é com nossos veículos), para conhecer a lha Vitória e o Bosque de Arrayones.
Para o início da tarde a programação é percorrermos com nossos veículos e um guia local, o Circuito Chico, outro lindo trajeto que margeia o Lago (Face sul) e passa por alguns dos locais mais bonitos da região. Após um city tour exclusivo pela cidade, o restante do dia é livre, sugerimos aproveitar um pouco mais a cidade ou subir ao topo do Cerro Otto a 1400 metros de altitude, uma privilegiada vista panorâmica (não perca a oportunidade para um chocolate quente no restaurante giratório).
À noite, o cassino Worrest e a discoteca Roket são opções para aproveitar.



3) Dia
Bariloche/ El Bolson/ Trevelin (322 km,150 de terra)

Sairemos de Bariloche sentido sul, pela Ruta 258, margeando os lagos Gutierrez, Mascardi e Guillhermo. Após cruzarmos os rios Foyel e Quemaquentru, chegaremos a El Bolson. Neste pequeno e simpático povoado faremos uma breve caminhada no centro (há possibilidade de visita a tradicional feira de artesanato). Seguiremos pela bonita Ruta 71, conhecendo os lagos Rivadavia e Frutalafquén. Faremos também uma caminhada (leve) no Parque Nacional Los Alerces.



4) Dia
Trevelin / Futaleufú / Puyuhuapi (Chile), (274km, 250 de terra)

Vamos deixar o território Argentino e entrar no Chile por uma das travessias mais bonitas da Cordilheira dos Andes, com parada para um lanche na cidade Chilena de Futaleufú.
A paisagem que já era bonita, neste trecho fica espetacular, e margeando o rio Futaleufú, onde se pratica um dos mais famosos rafiting do mundo (0pcional), vamos chegar na pioneira e “selvagem” estrada Carreteira Austral.
Vamos entrar no Parque Nacional de Queulat, até chegarmos a pequena vila de Puerto Puyuhuapi, formada por descendentes de alemães e localizada em um verdejante vale as margens do Oceano Pacifico. O restante do dia é livre.



5) Dia
Puyuhuapi / Coihaique, (220 km,180 de terra)

Manhã livre.
Nossa sugestão de opcional é uma visita às Termas de Puyuhuapi para relaxar nas piscinas térmicas do local (Confirmar sua participação com a organização).
Após o almoço vamos conhecer o impressionante e espetacular Ventisguero Colgante, uma geleira milenar no topo da cordilheira, com cachoeiras de Gelo de 130 mts, nos profundos vales cordilheiros.
De volta a Carreteira Austral, vamos atravessar inúmeros vales, cercados de montanhas com os picos nevados e cachoeiras formadas pelo derretimento da neve. Descobriremos porque esta estrada é considerada uma das mais bonitas do mundo. Margeando o rio Simpson chegaremos a Coihaique, a capital da Patagônia Chilena.
Opcional: Ceia de reveillon. (Confirmar sua participação com a organização).



6) Dia
Coihaique/ Perito Moreno (Argentina, 270 km, 208 de terra)

Manha livre.
Nossa despedida da Carreteira Austral é a segunda travessia da Cordilheira dos Andes, agora voltando para a Patagônia Argentina.
O trajeto escolhido cruza a Cordilheira na região do Rio Fênix Grande, com paisagens maravilhosas, um infinito de montanhas que rodeiam o Lago Buenos Aires, de coloração azul turquesa.
A confirmação desta travessia será feita no local, considerando informações dos Carabineiros sobre as condições da estrada. Na outra opção percorreremos a estrada que passa pela cidade de Puerto Tranqüilo.
Nesta etapa faremos um piquenique em um local muito especial (incluso).
Perito Moreno é uma pequena cidade Argentina em pleno Deserto do Chubut.
O restante do dia é livre.



7) Dia
Perito Moreno / El Calafate (627 km,590 de terra)

Etapa emocionante, longa e poeirenta, pela Ruta 40, uma estrada histórica e lendária, atravessa parte do Deserto de Chubut na Patagônia Argentina, passando pelos Lagos Vidma e Argentino.
Uma mudança total da paisagem, depois de todo o esplendor já visto, uma imensa planície desabitada, de uma beleza particular.
Durante nossa travessia vamos encontrar algumas fazendas criadoras de cordeiros, e dois pequenos povoados, Bajo Caracoles e Três Lagos. Vamos fazer um piquenique em pleno deserto (incluso), e em uma pequena caminhada onde todos terão a oportunidade de observar a flora exótica do local.
Uma vastidão que emociona...o verdadeiro deserto!
O restante do dia é livre.



8) Dia
El Calafate / Los Glaciares / El Calafate (180km, 60 de terra)

Neste dia vamos visitar um dos atrativos mais espetaculares da Patagônia Argentina, o Parque Nacional Los Glaciares, mais precisamente conhecer a Geleira Perito Moreno, a mais importante das treze existentes.
Um grande espetáculo, com 4km de largura, 90km de profundidade e paredes de gelo com até 70 metros de altura em um lento movimento que provoca desmoronamentos impressionantes de paredes de gelo.

No local existem dois opcionais que recomendamos:
- Passeio de barco próximo as imensas paredes de gelo.
- Caminhada sobre a geleira utilizando grampos de ferro nos calçados.

Confirmar com antecedência opcional escolhido.
O restante do dia é livre para aproveitar a simpática cidade de El Calafate.



9) Día
El Calafate

Dia reservado para programação personalizada, durante a viagem o guia de expedição poderá ajudar em reservas de atividades especificas não inclusas.



10) Dia
El Calafate / Torres Del Paine (Chile), (300 km, 200 de terra)

Ainda pela Ruta 40 passaremos pela cidade de Rio Turbio e logo após a fronteira Chilena vamos passar pela Vila de Cerro Castilho.
De volta ao Chile uma nova e impressionante paisagem nos aguarda. Ao entardecer já estaremos percorrendo os caminhos do Parque Nacional Torres Del Paine, considerado um dos mais bonitos do mundo. Poderemos caminhar entre grupos de guanacos, avistar e fotografar zorros, condores e outros animais selvagens, e nas margens do Lago Pehoe, apreciar uma vista privilegiada do Cerro Almirante Nieto e do Salto Grande no Rio Paine.



11) Dia
Parque Nacional De Torres Del Paine (80 km de terra)

Um conjunto impressionante de montanhas que saltam dos Pampas, dominado por majestosos picos de Granito, rodeados por lindos lagos e geleiras.
Pela manhã passeio com os veículos nos principais caminhos deste parque imenso, e uma caminhada (leve) contornando o lago Grey. Tarde vamos conhecer o Salto Grande em uma outra caminhada (Leve).



12) Dia
Torres Del Paine / Punta Arenas, (360 km, 110 de terra)

Vamos sair pela parte norte do Parque para conhecer um pouco mais, e iniciar uma etapa em plena Region de Magallanes, seguindo pela Ruta 9, vamos conhecer a cidade de Puerto Natales as margens do Oceano pacifico e Villa Tehuelches no caminho de Punta Arenas a capital da região com 125.000 habitantes.



13) Dia
Punta Arenas / Ushuaia, (Argentina), (560 km, 60 de terra)

Com os veículos em uma grande balsa vamos atravessar o histórico Estreito de Magalhães e em território Argentino viajar pela lendária estrada Ruta 3 cruzando toda a Ilha Grande de Tierra Del Fuego, para atingir nosso objetivo, o “Fim do Mundo”, Ushuaia a cidade mais meridional do Planeta.



14) Dia
Ushuaia, (40 km de terra)

Manha livre para conhecer a cidade.
A tarde vamos visitar ao Parque Nacional Tierra Del Fuego, onde faremos uma caminhada alto guiada, e também conhecer o extremo sul da Ruta 03.
Opcional recomendado.
-Tour náutico no lendário canal de Beagle para conhecer as pinquineiras e outras colônias da exótica fauna local, como leões marinhos e focas.



15) Dia
Ushuaia / Aeroporto, (8 km)

Termino da Expedição.
Em horário a ser definido, transfer para o aeroporto de Ushuaia.
Vôo Ushuaia / Buenos Aires / São Paulo.



Custo individual da cota de participação: Consulte
Condições de confirmação/ pagamento: Facilitado


Patrocinadores:

EATON – MAGNETI MARELLI – SACHS – COFAP – BF GOODRICH – RALLYE DESINGS

*Importante:

A organização se reserva o direito de modificar o roteiro, cancelar passeio, programação, substituir motoristas ou veículos por motivos técnicos, fatores climáticos, de acesso, ou qualquer motivo de força maior, sem prejuízo para a organização.
Por ser um roteiro continental, nossos motoristas/guias não possuem informações detalhadas sobre fauna, flora, nome de rios, lagos, montanhas, vulcões etc.
O roteiro percorre estradas de asfalto e caminhos de terra, as vezes poeirentos.
O participante deve assinar o contrato de aquisição de expedição de aventura internacional.



Perguntas mais comuns


Esta expedição custa mais caro que um pacote de turismo convencional?

Não, devido aos nossos patrocinadores o custo real é subsidiado. Compare os atrativos inclusos neste programa de viagem com os melhores pacotes, observe os dias “aproveitáveis“ da viagem, descontando aqueles perdidos com vôos e deslocamentos sem atrativos, realizadas em ônibus regulares, e por fim considere o espetacular trajeto percorrido (3500km) durante a expedição, e principalmente a exclusividade.



É cansativo conhecer tantos atrativos em uma única viagem?

Durante toda a expedição, os atrativos estão na seqüência natural do trajeto, tornando a viagem dinâmica, empolgante e com tempo bastante otimizado.
Dos 15 dias de programação, vamos viajar no veiculo apenas 08 dias, e somente por caminhos maravilhosos, e em 04 dias utilizaremos os veículos apenas para pequenos deslocamentos. Além disso, o estilo divertido da viagem, as inúmeras paradas durante as etapas para fotos, caminhadas, visitas, contato com moradores etc, deixa longe a idéia de algo cansativo.



O veículo pula muito nas estradas de terra?

Não, o veículo é bastante "macio" mesmo em condições extremas de off road. As suspensões foram desenvolvidas em parceria com a empresa italiana Magneti Marelli (Grupo Fiat), especialmente para este tipo de atividade.



Como é a ocupação dos bancos, e o espaço interno para os passageiros?

O veículo possui 06 bancos individuais da grife Rallye Designs, confortáveis e ajustáveis, e a ocupação deles é no sistema rodízio, a cada dia o passageiro troca de lugar.
Para a montagem dos nossos veículos, o principal motivo da escolha de uma carroceria projetada nos anos 60 foi o fato de ela possuir, além da grande robustez devido à construção em chapas de aço, o maior espaço interno entre todos os veículos de sua categoria produzidos no Brasil.



Vou poder tirar as fotos pelo caminho onde eu desejar?

A expedição é um verdadeiro "safári fotográfico". Um dos objetivos da viagem é obter fotos exclusivas e espetaculares nos locais de conhecimento dos guias e onde o participante desejar.



Faz muito frio?

A expedição acontece durante o verão, com temperaturas entre 05(noite) e 29 graus positivos. Em algumas regiões o vento é bastante forte e divertido.



Posso acampar pelo menos um dia?

Os veículos possuem barracas individuais, e a organização disponibiliza sua utilização sem custo. Recomendamos acampar no Parque Nacional Torres Del Paine, considerado um dos mais bonitos do mundo, que possui uma estrutura excelente, ótimos banheiros e o restaurante é surpreendente. (Consulte sobre o que levar).



Qual é o limite de idade? Uma criança pode participar?

Qualquer pessoa em boa condição física pode participar (na duvida consulte o seu medico). È uma viagem de aventura por caminhos inóspitos, mas devido ao fato de ter um veiculo exclusivo e um guia brasileiro cuidando de tudo, a viagem se torna mais confortável e personalizada para cada perfil de participante.
Já participaram de nossas expedições pessoas de 06 a 80 anos, e a cada um deles foram apresentadas experiências particulares compatíveis à suas idades.