EXPEDIÇÃO: NOA, ANDES E DESERTO DE ATACAMA Topo
 

EXPEDIÇÃO: NOA, CORDILHEIRA DOS ANDES E DESERTO DE ATACAMA

ARGENTINA E CHILE - 10 DIAS


Em uma única viagem, três regiões espetaculares da América do Sul.


A geografia única e exótica da região NOA (Noroeste Argentino), com selvas, montanhas coloridas, quebradas, e uma história cheia de lendas sobre uma região que foi conquistada pelos incas e espanhóis, e preserva suas raízes no estilo arquitetônico de suas aldeias históricas e na cultura de sua gente.


As belíssimas paisagens da CORDILHEIRA DOS ANDES (Argentina e Chile), um infinito de montanhas imponentes, com picos altíssimos cobertos de neve, vários salares, inúmeros vulcões e muitos lagos, que compõem um visual inesquecível, a mais de 4.000 metros acima do nível do mar.


E no norte do Chile o incrível DESERTO DE ATACAMA, com paisagem "lunar", é o mais seco do mundo, e provavelmente o mais impressionante também. Vamos conhecer suas belezas naturais e os seus "tesouros históricos".


Uma viagem exclusiva, cultural e de aventura, uma verdadeira expedição, um pequeno grupo a bordo de seguros, espaçosos e confortáveis veículos 4x4, por um roteiro muito variado e cuidadosamente elaborado para apresentar a história e os atrativos naturais mais espetaculares de três regiões que estão entre as mais bonitas da América do Sul.


O acompanhamento de guias de expedições brasileiros, guias locais exclusivos, e os melhores atrativos inclusos na programação, na seqüência natural do trajeto, tornam a viagem confortável, completa e muito dinâmica, com excelente aproveitamento do tempo na ausência de traslados; sem contar a economia com a desnecessidade de comprar vários opcionais.


Uma viagem indicada a pessoas que desejam atendimento personalizado para conhecer o melhor de cada região visitada, com conforto, segurança e uma boa dose de aventura.


Principais cidades e inclusos no programa de viagem


Noroeste argentino:

Salta/ Santo Antônio de Los Cobres / Salinas Grandes (Deserto de Sal) / Quebrada de Humahuaca / Purmamarca / Cerro de Siete Colores / San Salvador



Cordilheira dos Andes:

Duas travessias / Laguna Miscanti / Laguna Miniques Salar de Olaroz / Geiser Del Tatio e outros.



Deserto de Atacama:

Socaire / Toconao / Salar de Atacama / San Pedro de Atacama / Púcara de Quitor / Aldeia de Tulor / Caspana / Ayquina / Chiu Chiu / Calama / Valle de la Luna / Valle de la Muerte / Três Marias / Cordilheira de la Sal / Salar de Tara / El Farallón de Tara / Moais de Tara / Reserva N. Los Flamencos.



Programa de viagem



1° Dia)

O inicio é sempre em uma sexta feira

Vôo : São Paulo / Buenos Aires / Salta (Argentina).
Recepção no aeroporto de Salta, e translado para o hotel.



2° Dia)

Sábado – Salta

A cidade de Salta é a capital da província de mesmo nome, está localizada no Valle de Lerma, a 1.500 km de Buenos Aires. Fundada em 1582, sua população é de 550.000 habitantes e ainda preserva um aspecto colonial, com antigos prédios, Igrejas e importantes monumentos.
A tarde um city tour pela cidade com guia local exclusivo para o nosso grupo.



3° Dia)

Domingo – Salta / Santo Antônio de Los Cobres (180 km)

Vamos subir a Cordilheira dos Andes até 3960 metros acima do nível do mar, onde a vegetação muda totalmente e os cactos gigantes começam a surgir. Em cada curva da estrada uma nova e impressionante paisagem. Subiremos devagar com várias paradas para conhecer e fotografar a arquitetura particular dos pequenos vilarejos e, se possível, um pouco do cotidiano dos seus moradores. O ritmo lento desta etapa é importante porque à medida que vamos subindo a cordilheira o ar vai ficando com menos oxigênio, e esse ritmo tranqüilo vai ajudar o nosso organismo a se adaptar.
Vamos fazer um delicioso piquenique em plena Cordilheira dos Andes (Incluso).

Outros procedimentos para facilitar essa adaptação com a altitude (aclimatação):
Os veículos são equipados com cilindro de oxigênio com duas máscaras individuais. Se for necessário sua utilização, um ou dois minutos respirando na máscara pode ser suficiente.
No serviço de bordo estará a disposição chá de coca, normalmente consumido nas regiões altas.

No final da tarde um pequeno passeio com guia local exclusivo para o nosso grupo por Santo Antônio de Los Cobres, um pequeno e histórico povoado mineiro no alto da Cordilheira (3770 m.), com 5.500 habitantes. A vila é uma parada “obrigatória” para os viajantes como nós, que pretendem cruzar os Andes.



4°Dia)
Segunda feira – Santo Antônio / Andes / San Pedro de Atacama (Chile) 380 km

Vamos continuar subindo pela Ruta 51, uma estrada de terra de "aventura" que cruza a Cordilheira dos Andes acompanhando os trilhos do famoso Trem das Nuvens, um dos mais altos do mundo. Vamos atingir os 4630 metros acima do nível do mar e cruzar para o Chile pelo Passo Cico.
Vamos fazer um delicioso piquenique as margens de um imenso Salar (Incluso).
Em território Chileno vamos começar a descer o outro lado da cordilheira, entrar no Deserto de Atacama, passar pelo Salar de Laço, Laguna de Tuyajto, conhecer as espetaculares Lagunas de Miscante e cruzar os vilarejos de Socaire e Toconao, contornando o Salar de Atacama.



5º Dia)
Terça feira - San Pedro de Atacama (40 km)

A cidade de San Pedro de Atacama está a 2450 metros acima do nível do mar. É um oásis no Deserto de Atacama, foi o principal centro da cultura do povo Atacamenho (antigos habitantes do Atacama), e também o centro administrativo da região durante a Colonização espanhola.
Faremos uma visita com um guia local ao Museu Arqueológico Padre Le Paige, para conhecer a história do povo Atacamenho, da dominação Inca e da colonização espanhola.
Vamos conhecer a Igreja de San Pedro, construída em adobe, com teto de madeira de cactos.
Com o guia local, vamos “tocar na história” conhecendo Pukara de Quitor, ruínas de uma fortaleza Atacamenha do século XII, e o sítio Arqueológico de La Aldeia de Tulor, construções Atacamenhas de 800 anos atrás, durante muito tempo cobertas pela areia do deserto.
Vamos visitar o Valle de La Muerte, e no final do dia, em uma caminhada, subiremos as dunas do Valle de la Luna para contemplar o espetacular por do sol no deserto.



6º Dia)
Quarta feira – S. Pedro /Geiser Del Tatio /Vilas históricas /Calama /S. Pedro (260 km)

Neste dia vamos partir às 5 horas (com guia local), passaremos pela vila de Machuca, e iremos conhecer o Geiser Del Tatio (4321m), um campo geotérmico rodeado de montanhas, originado por estar na base do Vulcão Tatio. Este local possui vários poços de lama e água fervendo, e deles brotam fortes jatos de vapor que chegam a atingir 15 metros de altura, um belo espetáculo que só se pode ver ao amanhecer.
Possibilidade de banho em uma pequena lagoa do Geiser.
Depois, por um trajeto espetacular pela Cordilheira, vamos conhecer as vilas Históricas de Caspana e Chiuchiu, fazer um delicioso piquenique e passar por Calama. No final da tarde retornar a San Pedro de Atacama.



7° Dia)
Quinta feira – San Pedro de Atacama

Dia livre: Pelas ruas de San Pedro são oferecidos inúmeros passeios pelos atrativos locais, os melhores estão incluso em nosso programa de viagem, por esse motivo podemos recomendar para um dia livre, aproveitar para conhecer detalhes da curiosa Vila de San Pedro de Atacama, e a noite realizar o Tour Astronômico no Deserto, uma experiência bastante valiosa.
A organização não vai estar disponível.



8° Dia)
Sexta feira – San Pedro de Atacama / Purmamarca (Argentina) 470km

Vamos conhecer o Salar de Tara, com seus impressionantes monumentos naturais, El Farallón de Tara e Moais de Tara, a Reserva Nacional Los Flamencos, com possibilidade de ver uma colônia de Flamingos. Faremos a nossa Segunda travessia dos Andes, agora voltando para a Argentina pelo passo Jama a 4200 metros acima do nível do mar, mas no caminho, em um majestoso altiplano, vamos atingir os impressionantes 4830 metros.
Na Argentina, passaremos pela Vila colonial de Susques, e vamos viajar sobre as Salinas Grandes, um verdadeiro deserto de sal, e descer a impressionante Quebrada de Humahuaca, considerada Patrimônio da Humanidade, até a cidade histórica de Purmamarca.



9º Dia)
Sábado – Purmamarca / Salta (120 km)

Pela manhã, com um guia local, vamos conhecer Purmamarca, a feira de artesanato, e o El Passeo de los Colorados no Cerro de Siete Colores, uma caminhada que contorna o povoado.
Após o almoço, saída para Salta. Em nosso caminho está prevista uma rápida passagem por San Salvador de Jujuy, capital da província de Jujuy.



10° Dia)
Domingo – Vôo: Salta / Buenos Aires / Salta

Transfer para o aeroporto.



Custo individual da cota de participação: Consulte
Condições de confirmação/ pagamento: Facilitado


*Importante:

É um roteiro de aventura, passa por caminhos poeirentos, em regiões desertas e bastante altas. A altitude pode provocar um mal estar, consulte seu médico.
A organização se reserva o direito de modificar o roteiro, veículos e equipamentos, cancelar visitas descritas no programa, por motivos técnicos, naturais (nevadas, vulcões e terremotos), antes ou durante a realização da expedição, sem prévio aviso, e sem prejuízos para o organizador.
O participante deverá assinar o contrato de aquisição de viagem especial internacional.
Os motoristas não viajam regularmente neste roteiro, não substituem os guias locais, não possuem informações detalhadas das cidades, locais visitados, fauna, flora, história etc.
Nos veículos não utilizamos ar condicionado e aquecedor.
Os veículos são equipados com cilindro de oxigênio.



Perguntas mais comuns


Esta expedição custa mais caro que um pacote de turismo convencional?

Não, devido aos nossos patrocinadores o custo real é subsidiado. Compare os atrativos inclusos neste programa de viagem com os melhores pacotes, observe os dias “aproveitáveis“ da viagem, descontando aqueles perdidos com vôos e deslocamentos sem atrativos, realizadas em ônibus regulares, e por fim considere o espetacular trajeto percorrido durante a expedição, e principalmente a “liberdade” que este estilo de viagem pode proporcionar.



É cansativo conhecer tantos atrativos em uma única viagem?

Durante toda a expedição, os atrativos estão na seqüência natural do trajeto, tornando a viagem dinâmica, empolgante e com tempo bastante otimizado. Além disso, o estilo divertido da viagem, as inúmeras paradas durante as etapas para fotos, caminhadas, visitas, contato com moradores etc, deixa longe a idéia de algo cansativo.



O veículo pula muito nas estradas de terra?

Não, o veículo é bastante "macio" mesmo em condições extremas. As suspensões foram desenvolvidas pela TERRA em parceria com a empresa italiana Magneti Marelli (Grupo Fiat), especialmente para este tipo de operação.



Como é a ocupação dos bancos, e o espaço interno para os passageiros?

O veículo possui 06 bancos individuais da grife Rallye Designs, confortáveis e ajustáveis, e a ocupação deles é no sistema rodízio, a cada dia o passageiro troca de lugar.
Para a montagem dos nossos veículos, o principal motivo da escolha de uma carroceria projetada nos anos 60 foi o fato de ela possuir, além da grande robustez devido à construção em chapas de aço, o maior espaço interno entre todos os veículos de sua categoria produzidos no Brasil.



Vou poder tirar as fotos pelo caminho onde eu desejar?

A expedição é um verdadeiro "safári fotográfico". Um dos objetivos da viagem é obter fotos exclusivas e espetaculares nos locais de conhecimento do guia e onde o participante desejar.



Qual é o limite de idade? Uma criança pode participar?

Qualquer pessoa em boa condição física pode participar (na duvida consulte o seu medico). È uma viagem de aventura por caminhos inóspitos, mas devido ao fato de ter um veiculo exclusivo e um guia brasileiro cuidando de tudo, a viagem se torna mais confortável e personalizada para cada perfil de participante.
Já participaram de nossas expedições pessoas de 06 a 80 anos, e a cada um deles foram apresentadas experiências particulares compatíveis à suas idades.