EXPEDIÇÃO: VINHO, HISTÓRIA E NATUREZA NA RUTA 40 Topo
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

EXPEDIÇÃO: VINHO, HISTÓRIA E NATUREZA NA RUTA 40

ARGENTINA - 11 DIAS



Paisagens espetaculares, história, gastronomia, vinhos e aventura na Ruta 40



Você vai conhecer maravilhas da natureza, atrativos históricos e arquitetônicos culturalmente enriquecedores, em um trajeto repleto de aventura. Poderá aproveitar de uma variada seleção gastronômica, deliciosa e inesquecível, acompanhada dos melhores vinhos produzidos em cada região visitada.



Indicado para as pessoas que desejam vivenciar uma experiência diferente e única. Uma expedição de aventura e conhecimento com um toque de sofisticação.



O viajante conta com o acompanhamento integral de um guia de expedição brasileiro, guias locais especializados, e uma programação exclusiva e personalizada para agradar pessoas de todas as idades, com preferências diferenciadas e específicas.



Vamos percorrer caminhos históricos e de aventura, trilhados com todo conforto e segurança, e garantindo sempre a empolgante sensação da descoberta.



Caminhos do Vinho: O roteiro percorrer seis províncias argentinas, produtoras de alguns dos melhores vinhos da Argentina e premiados internacionalmente. Um trajeto de aproximadamente 1670 km, repletos de beleza e diversidades. Vamos encontrar verdadeiros oásis de cultivo de uvas e devido a diferentes fatores naturais encontrados nas regiões visitadas, como altitude, relevo, níveis de precipitações e temperaturas, cada vinhedo possui características próprias, e cada bodega uma diferenciada forma de elaboração do vinho.



Programa de viagem



1º) Dia
O inicio é sempre em uma quinta feira

Vôo São Paulo – Buenos Aires - Salta (Noroeste Argentino).
Recepção no aeroporto de Salta, a capital da província de Salta, transfer exclusivo em veiculo 4x4 para o hotel (25 km), e jantar de boas vindas com comidas regionais (incluso), uma excelente oportunidade para começarmos a conhecer a gastronomia local e os vinhos da província de Salta (incluso).



2º) Dia - Sexta feira
Salta – Cachi (157km)

Pela manhã um city tour com um guia local exclusivo para o nosso grupo, e saída para Cachi com nosso veiculo 4x4. Vamos iniciar a subida da Cordilheira dos Andes, mais precisamente a Cuesta Del Obispo, por uma pequena estrada repleta de vegetação, lindas paisagens e abismos impressionantes. Vamos atingir 3348 metros acima do nível do mar. Cruzaremos o Parque Nacional Los Cardones para chegar no vilarejo de Payogasta, onde iniciaremos nossa viagem pelos caminhos da lendária estrada Ruta 40, com uma paisagem completamente diferente, menos vegetação, uma aparência desértica.
No trajeto será servido um lanche leve (incluso), para facilitar a adaptação do nosso organismo com a altitude.
Nos primeiros quilômetros da Ruta 40, vamos encontrar o pequeno e charmoso povoado histórico de Cachi, a 2280 metros acima do nível do mar, localizado no Valle Calchaquí superior.
Cachi preserva construções coloniais, em especial a igreja de San José, do século XVII.
Visita a bodega El Molino, localizada a 2400 acima do nível do mar, no Valle de Cachi Adentro, a 09 km da Villa. Variedades: Malbec, Merlot, Syrah y Cabernet Sauvignon.
Para o jantar, uma boa opção, é o restaurante da hosteria Sol Del Valle, recomendado pela Academia Argentina de Gastronomia.



3°) Dia
Sábado - Cachi - Cafayate (155km)

Pela manhã, um passeio com um guia local, pelos principais atrativos da vila, e após o almoço seguiremos para Cafayate.
Sempre pela Ruta 40, através de um maravilhoso caminho de aventura, com paisagens espetaculares, vamos passar por Seclantás, uma pequena vila histórica, onde é cultivado pimenta e cebola, e produzidos famosos molhos apimentados.
Logo depois conheceremos a vila de Molinos e a igreja de San Pedro Nolasco de los Molinos, construída no inicio do século XVII e reconstruída no século XVIII, em estilo cuzquenlho.
Percorrendo os Valles Calchaquíes vamos avistar campos cultivados, passaremos pela cidade de Animaná, onde se produz famosos vinhos artesanais, os chamados “Pateiros”, os produtores utilizam os pés para amassar as uvas.
No final do dia estaremos chegando em Cafayate, localizada a 1660 metros de altura.
Para o jantar, uma boa opção, é o restaurante da Posada Tolombón, recomendado pela Academia Argentina de Gastronomia.



4º) Dia
Domingo - Calafate / Bodegas / Calafate (50km)

Cafayate é uma cidade histórica e hoje é uma das mais importantes da região, na produção de vinho. Possui varias e importantes vinícolas de fama internacional, como as bodegas La Rosa, de Michel Torino, Etchart, La Banda, San Pedro de Yacochuya, Miguel Ângelo Lovaclio, El Monte, La Industria e Nanni.
As bodegas cafayatenas produzem vinhos tipo cabernet, chardonay, malbeck entre outros, mas um em particular o Torrontés, considerado único no mundo, por possuir características especiais do lugar, como o clima, solo, umidade, altitude das videiras e a forma que é elaborado. É ganhador de inúmeras medalhas de ouro e prata em eventos internacionais.
Pela manhã vamos fazer um passeio pela cidade com um guia local e visitar uma bodega.
Vamos almoçar em uma casa de fazenda localizada na bodega San Pedro de Yacochuya, a 2700 metros.
Tarde livre.



5º) Dia
Segunda feira - Cafayate / Belén (267km)

Pela manha sairemos por Tolombón, em um trajeto repleto de vinhedos. Entraremos em território da província de Tucumán, e logo em seguida na província de Catamarca.
Passaremos por San José, contornando a Sierra Del Chango Real, e o Monte Nevado Del Candado.
No final do Valles Calchaquíes a vila de Punta de Balasto, e logo em seguida as vilas de Los Nascimentos e Hualfín, onde vamos conhecer a igreja Nuestra Señora del Rosário.
Belén esta localizada em um vale fértil, produtor de nozes, anis, comino, cereais, hortaliças e principalmente uvas.
A tarde um passeio pelos principais atrativos da vila.



6º) Dia
Terça-feira - Belén / Chilecito (220km)

Sairemos cedo para conhecer Londres e Ciudad Del Inca, com mais de 400 anos de história. Vamos visitar a igreja Imaculada Conceição do século XVIII, e conhecer um caminho Inca preservado.
Vamos entrar na província de La Rioja, conhecendo um pouco das vilas de San Blas, Pituil e Famatina, até chegar em Chilecito.



7º) Dia
Quarta feira - Chilecito / Villa Unión (120km)

O cultivo de uvas e a produção de vinhos são os fatores econômicos mais importantes de Chilecito.
As bodegas da cidade e de seus arredores, são consideradas as mais importantes da província de La Rioja. Os vinhos produzidos e a própria infra-estrutura existente para este processo, se transformaram em um grande atrativo turístico da região.
Vamos visitar a Bodega y cooperativa La Riojana, e a empresa Montegay, que com tecnologia de ponta elabora vinhos premiados em todo o mundo.
Outras bodegas de Chilecito: Aguila, La Rioja (Waidatt), Santa Maria, Nacari, El Malek, Nasif Adrián Farid.
A tarde vamos subir um espetacular caminho sinuoso, cercado de montanhas avermelhadas, a Cuesta de Miranda, iremos superar novamente os 2000 metros de altitude.



8º) Dia
Quinta feira - Villa Unión / Parque Nacional Talanpaya / Parque Provincial de Ischigualasto / Vila San Agustin de Valle Fértil (206km)

Neste dia vamos deixar a Ruta 40 para cruzar todo parque Nacional de Talampaya, que tem como atrativo uma variedade de formações rochosas, produzidas pela erosão do rio do mesmo nome, que hoje está seco.
Vamos conhecer o Parque Natural Provincial Ischigualasto, localizado na província de San Juan, um lugar único, mágico e hostil, repleto de paisagens maravilhosas e mistérios sobre a origem dos dinossauros e outros animais que viveram no local a mais de 230 milhões de anos.
Após uma caminhada com um guia local pelo Valle de La Luna, declarado patrimônio da humanidade, seguiremos para San Agustin, uma vila pitoresca localizada entre majestosas serras.



9º) Dia
Sexta feira - San Agustin / Parque Provincial Valle Fértil / San Juan – Mendoza (389km)

Vamos margear todo o Parque Provincial de Valle Fértil, passando pelas vilas de Astica, Chucuma e Maraynes, até a Ruta 141, onde conheceremos um pouco da cidade de Caucete e a bodega Callia. Vamos continuar pela mesma estrada, que nos levara até a cidade de San Juan, de volta a Ruta 40.
Em San Juan vamos fazer um rápido passeio, e no final da tarde vamos entrar em território da província de Mendoza e seguiremos para a sua charmosa capital, a cidade de Mendoza.



10º) Dia
Sábado - Mendoza (60km)

Mendoza é chamada de "Tierra del sol y del buen vino" , está localizada nos pés da Cordilheira dos Andes, é a região dos principais produtores de vinhos da América do Sul.
Com um guia especializado em vinhos, vamos conhecer duas das melhores bodegas dos arredores de Mendoza, e almoçar em uma delas.
A noite jantar de confraternização.



11º) Dia
Domingo - Vôo Mendonza / Buenos Aires / São Paulo
Transfer para o aeroporto de Mendoza (25km)


Possibilidade de extensão do roteiro, com mais dias em Mendoza.



Custo individual da cota de participação: Consulte
Condições de confirmação/ pagamento: Facilitado


*Importante:

É um roteiro de aventura, passa por caminhos poeirentos, em regiões desertas e bastante altas. A altitude pode provocar um mal estar, consulte seu médico.
A organização se reserva o direito de modificar o roteiro, veículos e equipamentos, cancelar visitas descritas no programa, por motivos técnicos, naturais (nevadas, vulcões e terremotos), antes ou durante a realização da expedição, sem prévio aviso, e sem prejuízos para o organizador.
O participante deverá assinar o contrato de aquisição de viagem especial internacional.
Os motoristas não viajam regularmente neste roteiro, não substituem os guias locais, não possuem informações detalhadas das cidades, locais visitados, fauna, flora, história etc.
Nos veículos não utilizamos ar condicionado e aquecedor.
Os veículos são equipados com cilindro de oxigênio.



Perguntas mais comuns


Esta expedição custa mais caro que um pacote de turismo convencional?

Não, devido aos nossos patrocinadores o custo real é subsidiado. Compare os atrativos inclusos neste programa de viagem com os melhores pacotes, observe os dias “aproveitáveis“ da viagem, descontando aqueles perdidos com vôos e deslocamentos sem atrativos, realizadas em ônibus regulares, e por fim considere o espetacular trajeto percorrido durante a expedição, e principalmente a “liberdade” que este estilo de viagem pode proporcionar.



É cansativo conhecer tantos atrativos em uma única viagem?

Durante toda a expedição, os atrativos estão na seqüência natural do trajeto, tornando a viagem dinâmica, empolgante e com tempo bastante otimizado. Além disso, o estilo divertido da viagem, as inúmeras paradas durante as etapas para fotos, caminhadas, visitas, contato com moradores etc, deixa longe a idéia de algo cansativo.



O veículo pula muito nas estradas de terra?

Não, o veículo é bastante "macio" mesmo em condições extremas. As suspensões foram desenvolvidas pela TERRA em parceria com a empresa italiana Magneti Marelli (Grupo Fiat), especialmente para este tipo de operação.



Como é a ocupação dos bancos, e o espaço interno para os passageiros?

O veículo possui 06 bancos individuais da grife Rallye Designs, confortáveis e ajustáveis, e a ocupação deles é no sistema rodízio, a cada dia o passageiro troca de lugar.
Para a montagem dos nossos veículos, o principal motivo da escolha de uma carroceria projetada nos anos 60 foi o fato de ela possuir, além da grande robustez devido à construção em chapas de aço, o maior espaço interno entre todos os veículos de sua categoria produzidos no Brasil.



Vou poder tirar as fotos pelo caminho onde eu desejar?

A expedição é um verdadeiro "safári fotográfico". Um dos objetivos da viagem é obter fotos exclusivas e espetaculares nos locais de conhecimento do guia e onde o participante desejar.



Qual é o limite de idade? uma criança pode participar?

Qualquer pessoa em boa condição física pode participar (na duvida consulte o seu medico). È uma viagem de aventura por caminhos inóspitos, mas devido ao fato de ter um veiculo exclusivo e um guia brasileiro cuidando de tudo, a viagem se torna mais confortável e personalizada para cada perfil de participante.
Já participaram de nossas expedições pessoas de 06 a 80 anos, e a cada um deles foram apresentadas experiências particulares compatíveis à suas idades.