EXPEDIÇÃO: PERU E BOLÍVIA EM 4X4 Topo
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

EXPEDIÇÃO: PERU E BOLÍVIA EM 4X4

CIDADES HISTÓRICAS, ANDES, CAMINHOS DE CHE QUEVARA, SALAR DE UYUNI, TITICACA, AREQUIPA, NASCA, CUSCO E MACHU PICHU - 19 DIAS



Uma experiência emocionante! Um roteiro exclusivo que inclui os mais impressionantes atrativos históricos da América do Sul. Repleto de mistérios, descobertas e muita emoção, uma “viagem realidade” principalmente pelo formato expedicionário, que facilita o contato com os povos, e a realidade local.
O trajeto de aproximadamente 3.800Km, percorre caminhos de aventura com paisagens espetaculares, interligando cidades históricas, pequenos vilarejos andinos aos principais atrativos naturais da Bolívia e do Peru, para chegar nas ruínas da cidade perdida de Machu Picchu, considerada um dos maiores mistérios do mundo.
Durante todo a expedição os participantes vão dispor de transporte exclusivo, e apoio de um guia brasileiro, e nos principais locais receberão informações de guias locais exclusivos para o nosso grupo.



Programa de viagem



1º Dia)
Pela manhã, vôo de São Paulo à Santa Cruz de la Sierra (Bolívia)

Recepção no aeroporto de Santas Cruz, pelo guia da expedição (brasileiro), e translado para o hotel (30km) no veículo 4X4 que será utilizado em todo o roteiro.



2º Dia)
Santa Cruz de la Sierra / Cidade histórica de Sucre (415 km)

Vamos sair de Santa Cruz pela Ruta 4, uma das estradas principais da Bolívia. Neste caminho vamos passando por inúmeras cidades, com San Luis, Samiapata e Mataral, uma oportunidade para observarmos o intenso comércio de produtos agrícolas nas inúmeras feiras às margens da rodovia.
É por um caminho alternativo, com boa dose de aventura off road e belas paisagens, que vamos subir a Cordilheira Central, e atingir os 4000 metros acima do nível do mar.
Para facilitar a aclimatação do nosso organismo com a altitude, subiremos lentamente, com inúmeras paradas, e serviremos no veículo o típico chá de coca.
Percorreremos os “caminhos” de Che Quevara, e iremos conhecer La Hiquera, a pequena cidade onde morreu.



3º Dia)
Sucre (4000 m Alt) / Cidade histórica de Potosi (175 km)

Sucre é uma cidade colonial espanhola declarada pela UNESCO como patrimônio da humanidade.
Pela manhã, vamos fazer um city tour no centro histórico, que preserva um espetacular conjunto de construções coloniais, e ainda iremos conhecer um sítio arqueológico para ver o maior caminho do mundo demarcado por pegadas de um dinossauro. Após o almoço sairemos para a Vila histórica Imperial de Potosi.



4º Dia)
Potosi (4100 m Alt) (30km)

Potosi é a cidade mais alta do mundo, neste dia vamos conhecer um pouco da importante história desta cidade declarada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Faremos um city tour pelas estreitas ruas do centro histórico, e o guia local vai nos mostrar um impressionante conjunto de verdadeiras maravilhas da arquitetura colonial.
Após um almoço, vamos visitar o Cerro Rico, mais precisamente as minas de prata, onde poderemos também conhecer alguns mineiros e ver um pouco do duro trabalho local.



5º Dia)
Potosi – Colchani / Salar de Uyuni (235 km)

Mais aventura pelo nosso caminho, repleto de paisagens espetaculares da Cordilheira de Chichas. Vamos passar pelas vilas de Pacataya, Ticatica, Pulacayo, entre outras, para chegar no maior deserto de sal do mundo.
Possibilidade de pernoite em hotel construído de sal em pleno Salar (Consulte).



6º Dia)
Salar de Uyuni

Dia livre para conhecer o Salar.



7º Dia)
Salar de Uyuni / Cidade histórica de Oruro (330 km)

Vamos seguir viagem contornando o salar de Uyuni, e o Lago Poopó, em pleno altiplano boliviano.



8º Dia)
Oruro / Ruínas de Tiwanaco (295 km)

Pela manhã um passeio pelo centro histórico de Oruro, considerada uma das cidades históricas mais importante da Bolívia, e famosa pelo seu carnaval de máscaras. Vamos ter a oportunidade para conhecer alguns artesões das vestimentas e máscaras carnavalescas. A tarde, partida para Tiwanaco.



9º Dia)
Ruínas de Tiwanaco / Puno (Peru) (205 km)

Neste dia vamos conhecer as Ruínas de Tiwanaco, considerada o centro do início da civilização das Américas. Os povos que habitavam o local tinham conhecimentos bem definidos sobre astrologia, cerâmica decorada e instrumentos de cobre e bronze.
Após o almoço vamos cruzar a fronteira com o Peru com destino a cidade de Puno localizada as margens do Lago Titicaca, o mais alto e navegável do mundo.



10º Dia)
Puno / Lago Titicaca / Puno (20km)

Dia livre
Opcional: Passeio de barco pelo lago Titicaca, para conhecer as ilhas Flutuantes e os Uros (habitantes das ilhas).
No lago é encontra do uma espécie de junco, e é com esta planta que são confeccionados praticamente todos os utensílios utilizados no dia a dia, desde roupas, casas e até mesmo o solo onde eles vivem, e por este motivo as ilhas são realmente flutuantes.



11° Dia)
Puno – Cidade histórica de Arequipa (310 km)

Após um trajeto de beleza impressionante, vamos chegar na "Cidade Branca", como é chamada Arequipa, devido aos seus lindos muros brancos.
A cidade tem uma arquitetura típica e única no mundo, se caracterizando por construções antigas estilo Barroco mestiço, construídas com blocos de lava vulcânica.
Faremos um delicioso piquenique, em um local especial (incluso).



12º Dia)
Arequipa

Manhã livre. Durante a tarde faremos um city tour com guia local no centro desta cidade, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Vamos conhecer templos, casarões coloniais e o Monastério de Santa Catalina, encantadora mini cidade espanhola com ruas estreitas, praças e pátios.
Podemos aproveitar para experimentar a deliciosa gastronomia arequipenha.



13º Dia)
Arequipa – Nazca (545 km)

Sairemos logo pela manha, vamos percorrer parte da famosa e lendária rodovia Panamericana, sempre margeando o Oceano Pacifico, até a cidade de Nazca.



14º Dia)
Nazca – Líneas de Nazca – Puquio (215km)

Opcional:
Vôo em um pequeno avião, com duração de 30 minutos (US$ 35,00 Aprox.), para observar os famosos e misteriosos desenhos geométricos encontrados no solo local.



15º Dia)
Puquio – Cusco (510 Km)

Vamos passar pelas cidades de Chalhuanca, Abancay e Curhuasi, em roteiro de muita beleza a aventura.



16º Dia)
Cusco

Manhã livre, e a tarde um city tour acompanhado de guia local, pelo centro histórico.
A cidade de Cusco, antiga capital do império incaico, é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e sem dúvida é o um dos destinos mais importantes do Peru. Vamos caminhar por suas ruas de pedras, que ainda preservam construções Incas e coloniais estilo Barroco Andino.
Vamos visitar o Palácio de Inca Roca, igreja da Companhia e entre outros atrativos as gigantescas muralhas da fortaleza de Sacsayhuamán.



17º Dia)
Cuzco - Machu Pichu – Cuzco

Dia livre.
Opcional: Viagem de trem para conhecer as ruínas de Machu Pichu.
Machu Pichu era o centro do império Inca, foi construída a 2.400 metros de altitude e está localizada bem no meio dos Andes. É considerada "Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade".
É uma pequena cidade construída inteiramente de pedras, com uma técnica bastante misteriosa, seu estilo arquitetônico harmoniza-se com a exuberante natureza que a rodeia, criando um lugar muito especial e único no mundo.



18º Dia)
Cuzco – La Paz (630km)

Deslocamento para a capital Boliviana.



19º Dia)
City tour em la Paz – Aeroporto

A cidade de La Paz, preserva a arquitetura colonial em suas igrejas e museus. Pela manha. faremos um city tour pelos principais locais históricos e religiosos, e passeios pelo mercado dos Bruxos
A tarde em horário a ser definido transfer para o aeroporto (30 KM).
Vôo: La Paz / São Paulo.



Custo individual da cota de participação: Consulte
Condições de confirmação/ pagamento: Facilitado


*Importante:

É um roteiro de aventura, passa por caminhos poeirentos, em regiões desertas e bastante altas. A altitude pode provocar um mal estar, consulte seu médico.
A organização se reserva o direito de modificar o roteiro, veículos e equipamentos, cancelar visitas descritas no programa, por motivos técnicos, naturais (nevadas, vulcões e terremotos), antes ou durante a realização da expedição, sem prévio aviso, e sem prejuízos para o organizador.
O participante deverá assinar o contrato de aquisição de viagem especial internacional.
Os motoristas não viajam regularmente neste roteiro, não substituem os guias locais, não possuem informações detalhadas das cidades, locais visitados, fauna, flora, história etc.
Nos veículos não utilizamos ar condicionado e aquecedor.
Os veículos são equipados com cilindro de oxigênio.



Perguntas mais comuns


Esta expedição custa mais caro que um pacote de turismo convencional?

Não, devido aos nossos patrocinadores o custo real é subsidiado. Compare os atrativos inclusos neste programa de viagem com os melhores pacotes, observe os dias “aproveitáveis“ da viagem, descontando aqueles perdidos com vôos e deslocamentos sem atrativos, realizadas em ônibus regulares, e por fim considere o espetacular trajeto percorrido durante a expedição, e principalmente a “liberdade” que este estilo de viagem pode proporcionar.



É cansativo conhecer tantos atrativos em uma única viagem?

Durante toda a expedição, os atrativos estão na seqüência natural do trajeto, tornando a viagem dinâmica, empolgante e com tempo bastante otimizado. Além disso, o estilo divertido da viagem, as inúmeras paradas durante as etapas para fotos, caminhadas, visitas, contato com moradores etc, deixa longe a idéia de algo cansativo.



O veículo pula muito nas estradas de terra?

Não, o veículo é bastante "macio" mesmo em condições extremas. As suspensões foram desenvolvidas pela TERRA em parceria com a empresa italiana Magneti Marelli (Grupo Fiat), especialmente para este tipo de operação.



Como é a ocupação dos bancos, e o espaço interno para os passageiros?

O veículo possui 06 bancos individuais da grife Rallye Designs, confortáveis e ajustáveis, e a ocupação deles é no sistema rodízio, a cada dia o passageiro troca de lugar.
Para a montagem dos nossos veículos, o principal motivo da escolha de uma carroceria projetada nos anos 60 foi o fato de ela possuir, além da grande robustez devido à construção em chapas de aço, o maior espaço interno entre todos os veículos de sua categoria produzidos no Brasil.



Vou poder tirar as fotos pelo caminho onde eu desejar?

A expedição é um verdadeiro "safári fotográfico". Um dos objetivos da viagem é obter fotos exclusivas e espetaculares nos locais de conhecimento do guia e onde o participante desejar.



Qual é o limite de idade? Uma criança pode participar?

Qualquer pessoa em boa condição física pode participar (na duvida consulte o seu medico). È uma viagem de aventura por caminhos inóspitos, mas devido ao fato de ter um veiculo exclusivo e um guia brasileiro cuidando de tudo, a viagem se torna mais confortável e personalizada para cada perfil de participante.
Já participaram de nossas expedições pessoas de 06 a 80 anos, e a cada um deles foram apresentadas experiências particulares compatíveis à suas idades.